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Pedagogia/Alfabetização


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PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Área: Pedagogia/Alfabetização

 

PROPONENTES

Jociane Christina Pasturelli Cintra

Maria Clara Ede Amaral

Maria Cláudia Maquêa Mattia

Sonia Maria de Oliveira

PÚBLICO ALVO: Pedagogos em geral – em regência no 1 º e 2º ciclos, na EJA, Laboratório de Aprendizagem, Sala de Recursos e em Desvio de Função; Coordenadores Pedagógicos.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: abril a outubro de 2018

CARGA HORÁRIA: 40 horas presenciais e 20 horas à distância

LOCAL: CEFAPRO de Cáceres

 

Temos como objetivo desenvolver formação continuada para os Pedagogos que dê suporte teórico-metodológico para a melhoria da qualidade da Organização do Trabalho Pedagógico.

Para tanto, desenvolvemos atividades durante a formação que possibilitaram analisar e apropriar-se qualitativamente dos resultados da avaliação externa ANA, analisar seus descritores e construir Plano de Intervenção Pedagógica com base nos diagnósticos pedagógicos.

Possibilitamos, através de parceria com formadores das áreas, ampliar o conhecimento acerca dos Objetivos de Aprendizagem e seus desdobramentos na prática pedagógica, aprimorando as habilidades teórico-práticas, em especial no que se relacionam ao conhecimento didático-metodológico nas áreas do conhecimento.

A metodologia a ser utilizada com os cursistas baseou-se nos fundamentos da práxis pedagógica e da transposição didática, desenvolvendo ininterruptamente a tríade teoria-prática-teoria. Esta metodologia favorece a percepção da indissociabilidade entre teoria e prática.

Foram realizados encontros presenciais quinzenais, com carga horária total de 40 horas presenciais. Considerando que os cursistas foram motivados a transpor em suas escolas o conhecimento construído nos encontros de formação, destinamos 20 horas de carga horária à distância para a “apropriação do aprendizado teórico no plano de ensino” (Orientativo Pedagógico, 2018).

            Após os estudos e análise dos resultados da ANA/2016, seus desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem, planejamento e execução do Plano de Intervenção, realizado por todos os professores, teremos a socialização dos resultados obtidos com a aplicação do Plano de Intervenção em sala de aula.

A avaliação do processo de formação desenvolvido a partir de cada temática ocorreu de maneira processual e emancipatória. Como método e instrumentos, foram fomentados momentos de registro reflexivo, produção de material pedagógico e para o último encontro de formação temos como proposta uma auto-avaliação, individual e coletiva, com elaboração de registro.


Duração: 60 hs

Periodo: 60 hs

Inicio: 02/04/2018






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